Home » Gestão de Projetos/Obras

Gestão de Projetos/Obras

Na Still.One, a gestão de um projecto é assumida como tendo no seu campo de atuação o definir dos objetivos a nível técnico, administrativo, económico e financeiro, bem como o prazo disponível para a execução da obra/projeto.

O objetivo final do gestor da Still.One é o de satisfazer o dono-de-obra através da qualidade do produto fornecido, dentro dos prazos previstos e pelo preço contratado que também deverá trazer para a sua empresa o lucro estimado, bem diferente da função do diretor de obra/projecto que é tendo recebido do gestor a adjudicação da obra/projeto e tendo os objetivos a nível técnico, administrativo, de prazo, económico e financeiro perfeitamente definidos, proceder à sua execução tentando cumpri-los.

Para o Project Management Institute (PMI), um projecto é um compromisso temporário, que significa que todos os projetos têm um inicio e um fim definidos, delineado para criar um produto, serviço ou resultado único. O projecto acaba quando os objetivos foram alcançados, quando se torna claro que os objetivos já não podem ser alcançados, ou quando já não existe necessidade do projecto existir. Em todo o caso, a duração do projecto é finita. Os projetos pretendem criar algo que ainda não foi feito, ou seja, único. No entanto, um produto ou serviço pode ser único mesmo que o tipo de projecto seja vulgar e que haja uma repetição de elementos. Logo, um projecto é um empreendimento que se destaca por:

  • Ser único;
  • Ter uma data de início e fim bem definidas;
  • Ser executado por pessoas;
  • Respeitar os parâmetros de prazo, custo e qualidade;
  • Ser constrangido por recursos limitados.

“A gestão de projectos é a aplicação de metodologias, conhecimentos, técnicas e ferramentas ao conjunto de actividades que compõem projecto, de forma a exceder as expectativas e necessidades dos stakeholders, cumprindo indicadores fundamentais do projecto como o tempo, custo, qualidade e realização do objectivo propostos [PMI, 2004].” “A gestão de projetos é a metodologia pela qual os projetos são definidos, planeados, monitorizados, controlados para que os objetivos propostos sejam realizados. Um projecto é único, para atingir um desejo estabelecido. Pode-se, então, afirmar que a gestão de projetos deve gerir seis pontos principais:

  •  Âmbito: assegurar que o projecto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para a sua execução com sucesso;
  • Tempo: assegurar que o projecto respeita os prazos previstos ou fixados;
  • Custos: assegurar que o projecto é concluído dentro do orçamento previsto (orçamento objetivo);
  • Qualidade: assegurar a conformidade do projecto com os requisitos e expectativas do cliente;
  • Risco: assegurar que os riscos do projecto sejam sistematicamente identificados, analisados, tratados e registados;
  • Contrato: assegurar o cumprimento das cláusulas e condições contratuais e legais.

O gestor do projecto da Still.One terá a responsabilidade de gerir o projecto e, durante a realização deste, cumprir os orçamentos e a calendarização. Assim, deve fazer com que o projecto se desenrole de forma eficiente, e para tal, deve agir sempre que se torne necessário.

No âmbito da gestão de projetos na Construção, um bom gestor de projetos terá de ser um indivíduo com um elevado conhecimento nas técnicas construtivas, experiência e prática suficiente que permita gerir todo o processo com confiança suficiente para fazer decisões baseadas nos acontecimentos in situ.

O PMBOK®(Project Management Body of Knowledge) identifica cinco grupos de processos de gestão de projectos:

i)                    Processo de iniciação - decisão e aprovação do projecto, fase ou partes dos resultados;

ii)                   Processo de planeamento - definição dos objectivos e selecção de alternativas de acção para alcançar os objectivos que o projecto estiver comprometido a atingir;

iii)                 Processo de execução - dirigir e coordenar recursos humanos, materiais e financeiros para realizar o plano e alcançar os objectivos predeterminados;

iv)                 Processo de controlo e monitorização - assegurar que os objectivos do projecto estão a ser atingidos, através da monitorização regular do seu progresso para identificar variações do plano e, desta forma, implementar acções correctivas, quando necessárias;

v)                   Processo de encerramento - formaliza a aceitação do projecto ou fase e procede ao seu encerramento de forma organizada. Estes processos estão ligados pelos objectivos que pretendem produzir. São actividades que se sobrepõem, ocorrendo com diferentes níveis de intensidade durante toda a realização do projecto.

A calendarização e o planeamento das actividades são talvez as tarefas com mais relevância na gestão de projectos, pois trata-se de planear os meios a utilizar para serem atingidos os objectivos específicos predefinidos no projecto de forma mais detalhada e completa.

Assim, a Still.One em primeiro lugar estuda a definição do âmbito do trabalho, ou seja, define quais são os resultados a obter, incluindo quais os trabalhos contratuais a efectuar e quem os 

peritos avaliadores

peritos avaliadores